Comentários: O coração tem três portas- DULCE PONTES

Ainda bem que existe!
Ainda bem**

Afixado por Egrégora em janeiro 31, 2007 03:12 AM

Hola Valeria: Te escribo en español para darte las gracias por tu acertado y sensible comentario sobre el nuevo album de Dulce Pontes. Creo que es una artista que debiera tener más reconocimiento en su país, en Portugal. Ella siempre ha dicho que nunca se ha considerado la sucesora de Amália (porque nadie la puede sustituir) y es su mejor ejemplo de respeto y admiración. Un fuerte abrazo.

Afixado por maxi de la peña em fevereiro 7, 2007 02:37 PM

Olá Valéria:
não podemos estar sempre de acordo. e neste disco da dulce não poderíamos estar mais em desacordo. como é possível falar em respeito pela hermínia na tendinha quando nem sequer a letra ela foi aprender, errando-a em quase todas as frases que deixam de fazer qualquer sentido???!!!
acho o disco todo uma gritaria sem nexo, uma tentativa absurda de mostrar que tem uma grande voz. a entrada do fado cravo é absolutamente insuportável!
e a verdade é que ela tem uma voz linda. fora isso, acho o disco um enjôo.
beijos grandes

tiago

Afixado por tiago torres da silva em fevereiro 8, 2007 05:05 PM

Este señor Tiago creo que no ha dedicado a escuchar 145 minutos de los Cds (Casi dos horas y media de música)y después a escuchar cada disco por separado. El primero,orgánico. El segundo, más espiritual. Es una pena escribir tantas estupideces. Para empezar el fado es solo una pata de la silla. En el primer disco, Dulce hace un homenaje al fado tradicional y me gustaría si alguien de estas neofadistas para yuppies serían capaces de dejarse el alma y las vísceras como lo hace ella en 'Ovelha negra'. En el segundo disco experimenta el fado canción de Oulman con la música clásica. 'As maos que trago' con Bach y 'Torre mais alta' con Debussy. Y 'Ha festa na Mouraria' con la polifonía sacra. En el apartado de la música popular, simplemente 'Resineiro' y su memorable 'Folclore' (en la versión en directo es minimalista, en el remix más exuberante y multiétnico) ya merecen el reconocimiento de un álbum. Por no hablar de las ambientaciones medievalistas con su adaptación de 'Les amants de Teruel' y 'Uma caixa de pó'. Qué decir para los españoles con su intismista y sobregedora 'A chorona', ella sola con el piano, que popularizó Chavela Vargas a griterío y desgarro puro. Qué eso de que Dulce grita. En este trabajo está más sobria que nunca. No olvide la faceta de Dulce como compositora: 'A verdade do poeta', 'O meu porto de graal', 'Senhora', la sátira política de 'Palhaços'. Escuche el disco, señor Tiago, con los oídos y no con la mente de cemento. Y sin prejuicios. Si yo fuera Dulce me mudaba de Portugal. Qué país más peculiar. Ahora el fado es moda, marketing en el exterior. Dulce no es fadista pero canta los fados como Dios.

Afixado por maxi de la peña em fevereiro 8, 2007 06:26 PM

Señor Tiago, conozco su currículum como 'letrista' (así se le denominaría en España) de artistas conocidos y consagrados. Pero sus conocimientos musicales no pasan del de mero aficionado. Qué la señora Pontes no grita, a ver si se enteran en Portugal. Tiene mucha potencia en el vibrato. Y casualmente, como ocurrió en 'O primeiro canto', en este último disco doble está muy sobria. Es un disco sólido, como una catedral gótica, sin florituras y adornos superfluos, poco dado a la brillantez fácil. No es un disco sencillo de escuchar. Y recuerde que el fado le debe algo a Dulce Pontes, al menos las nuevas generaciones. Dulce vente a España.

Afixado por maxi de la peña em fevereiro 8, 2007 06:54 PM

Algún día sacaré a la luz pública los boicots de determinados lobbies de la música en Portugal contra Dulce Pontes (en el que se encuentran críticos/jornalistas con intereses creados). Todo se comprenderá mejor. Y por cierto, Amália en vida adoraba a Dulce. Algún día, si Dulce quiere contarlo, se sabrá de qué hablaron una noche de 1995 en la morada de Amália hasta altas horas de la madrugada. Amália la invitó a cenar. Algún día se sabrá que pensaba de verdad Amália de Carlos do Carmo, por poner un ejemplo. Señor Tiago, mejor cállese y si algo no le gusta no le preste mayor atención. No hay mayor desprecio que el no aprecio. Y el disco, por si no se ha dado cuenta, tiene el hilo conductor de la música de raíz portuguesa, que es algo más que el fado, aunque sea su género más emblemático. Dulce Pontes es una mujer independiente y muy honesta, valores que no están en alza en la sociedad actual. Hable con José Medeiros y pregunte por ella. O de la famosa anécdota de Julio Pereira a la salida de una zapatería en el norte de Portugal. No sabe nada. Como dijo un famoso tenor 'Dulce Pontes canta con la verdad'. Reto a un debate puúblico en Portugal, les dejaría a todos sin respuestas y con la cara sonrrojada. Siento ponerme así, Valeria, tú no tienes ninguna culpa, pero ya estor harto de toda esta mierda, y de mediocres.

Afixado por maxi de la peña em fevereiro 9, 2007 01:32 PM

Também fiquei chocado com a critica de T.T.Silva a D.Pontes.Já ouvi os discos e subscrevo o que disseram a Valeria e o Sr de la Peña.
Quem sabe se algum dia a Pontes se terá recusado a cantar alguma das letras de T.T.Silva?

Afixado por Miguel Cardoso em fevereiro 10, 2007 04:45 PM

Não hesito em afirmar que Dulce Pontes é uma cantora ao nivel do que há de melhor no mundo.Dizer que ela grita, é no minimo sinal de demencia.Desculpe-me o Tiago, que conheço das palavras dum disco da Rita Ribeiro e doutro da Pilar Homem de Melo, e que respeito.Creio que talvez haja para as palavras do Tiago uma explicação diferente que não a audição analitica do disco da Dulce, que em qualquer parte do mundo é BOM.

Afixado por Renate em fevereiro 10, 2007 06:23 PM

não, meus queridos, a Dulce nunca reusou cantar nenhuma letra minha até porque eu nunca lhe dei nenhuma para ela cantar. a Dulce é uma das gargantas mais abençoadas que ouvi, a pirotecnia vocal que ela faz com a voz que tem é que me desagrada e, desculpem a ousadia, não estou sozinho nesta opinião. acho que a Dulce fez discos lindos no passado, este não o é! e leiam o que os críticos musicais têm dito do disco. todos são unânimes quanto a este disco. é por achar que ela é tão abençoada que acho útil dizer-lhe que ela devia estudar as letras e não as cantar todas trocadas como no caso da Tendinha. que ela devia ir ao encontro da subtileza onde a sua voz só ganharia

Afixado por tiago torres da silva em fevereiro 13, 2007 04:46 PM

Es una falta de educación, señor Tiago, contestar de forma general y no dirigirse a mí, que es la primera vez que tenemos la oportunidad de confrontar ideas. Es como si yo le hablara y no me mirara a la cara. La gente del Norte de España somos así, muy directos. No voy a perder el tiempo, ni esforzarme intelectualmente, sino es capaza la avalancha de argumentos que expongo en mis tres escritos (y no me extiendo más para no aburrir). Mire, la pirotecnia vocal, y se lo digo como jornalista, es propia de los políticos, que por no saber , no saben ni hablar y dan auténticas patadas al diccionario. Podría hacer el chiste fácil que la mejor pirotecnia está Las Fallas de Valencia. Dígame en que canción hace Dulce pirotecnia vocal. Compare el doble en directo grabado en Porto en 1995 y el CD 1 registrado también directo de 'O coraçao tem tres portas'. ¿O es qué no nota los cambios? ¿Acaso no tiene ahora un estilo más contenido, más maduro? ¿Usted se imagina como hubiera cantado en aquel concierto Menino e d'oiro y como lo canta en este disco? ¿Acaso hay un 'As sete mulheres do minho', de lo más horrible que Dulce ha grabado? Eso si que era pirotecnia, mientras que 'Folclore' es un prodigio de sabiduría provocando una escucha hipnótica. No necesita apenas hacer improvisaciones. 'A chorona' solo está al alcance de las elegidas cantando a media voz ¡una ranchera mexicana! y 'A verdade do poeta' tiene el dramatismo vocal introspectivo en la mejor tradición de una Elis Regina. Sobre los fados tradicionales no voy a insistir: una maestra. En el disco grabado en Óbidos y Tomar sólo hay que ver el DVD y queda dicho todo. Sin la amplificación se nota dos cosas: que su timbre de voz ha cambiado en los últimos años con unos graves más fuertes y rotundos y unos agudos más redondos. Precisamente los temas son largos porque hace pausas, matiza, expresa, interpreta, llora. 'Senhora' es una canción terrible, demoledora. Si usted de le gustan más sus primeros discos, es libre de elegirlos. Pero desde el punto de vista artístico su crecimiento es abrumador desde 'O primeiro canto' premio José Afonso 2000 y hasta entonces su disco menos vendido. Es productora, arreglista, compositora, toca el piano. Es más que una gran cantante, de las mejores del mundo (no lo digo yo, lo ha dicho Teresa Berganza, Montserrat Caballé, Vicente Amigo, Ennio Morricone, Caetano Veloso, Elvis Costello, ¿saben algo de esto, verdad?). 'O coraçao tem tres portas' es un album difícil, poco comercial, pero donde la verdad y el arte se dan de la mano. El premio Luigi Tenco, que se otorga en Italia todos los años, es de los más pretigiosos del continente europeo y Dulce Pontes comparte nómina con Vinicius de Moraes, Jacques Brel, Tom Waits, Ute Lemper, Caetano Veloso o Leonard Cohen. Casi nada. Y las críticas no me sorprenden, sólo he leído una del Diario de Noticias y titulaba algo así como ¿Está en crisis el fado? (sic) ¿Dulce es una oportunista? ¿También lo fue en 1993? ¿El fado es la única música que se escucha en este disco? El crítico ha escuchado hasta el track 5 y a otra cosa, mariposa. Mire, no se fíe de muchos críticos que van, por ejemplo, a los conciertos y si el artista en cuestión no es de su agrado se queda hasta el cuarto tema y luego se va al bar del auditorio. Hay un tal Nuno Galopim que despierta sospechas. Hay mucho críticos vendidos a la industria o que reciben compensaciones económicas de las compañías o agentes promotores. Hay mafiosos en Portugal que intentan acabar con la carrera de Dulce Pontes. Hay serafines y curiosamente está en el Benelux distribuido sin su permiso 'O coraçao tem tres portas', cuando ella tiene su propia editora. ¿Qué está pasando? Como decía un amigo mío portugués, Portugal es un país ridículamente pequeño (como Andalucía) donde las envidias son brutales. Si alguien está haciendo circo, con mucho éxito, es una señora que parece más Shakira que una fadista. Ganó el premio a la mejor artista europea de world music (lo último del escalafón) y enm Portugal parecía que había ganado el Oscar de Hollywood. Luego vino el marketing y todo eso. Bueno, pues este mismo premio lo han conseguido en los últimos cuatro años artistas españoles como Ojos de Brujo o Amparanoia y ha pasado desaparcibido. Lo dicho, ponga más cariño en lo que escucha si realmente cree que Dulce tiene salvación (ja, ja) y no sea de aquellos de ¿Dónde vas Vicente? Donde va la gente. Menos tópicos, amigo. Y por cierto Valeria, ¿no tienes nada que decir?

Afixado por maxi de la peña em fevereiro 13, 2007 07:19 PM

Estas son algunas de las opiniones encontradas en Internet sobre Dulce por sus colegas de profesión. Sobran comentarios:

JAVIER RUIBAL, respetado cantautor andaluz, va a grabar con un cantante senegalés un disco con canciones de aquí y de allá, fábulas infantiles, y acaba de iniciar la gira que lo traerá a Zaragoza, al Teatro del Mercado, el siete y ocho de enero de 2006. Admira a Paco de Lucía, a Carmen París, que ha grabado una de sus mejores canciones, “Ave del paraíso”, a Dulce Pontes y a Pat Metheny, el autor de “American Garage”. Sueña con escribir una novela.
En el camerino de CARMEN PARÍS, una de las grandes artistas españolas del mestizaje, ya se han colado para felicitarle después de un concierto nombres como Andy Summers -ex integrante del grupo Police-, Alejandro Sanz y Armando Manzanedo, pero "por pedir, me gustaría que se acercase Sting y Dulce Pontes».
El músico de jazz estadounidense KIMSON PLAUT afirma que «mis gustos son eclécticos. De manera que escucho mucha música brasileña y cubana, pero también flamenco, Steely Dan, música africana, música de Madagascar. Últimamente, he estado disfrutando de una cantante portuguesa llamada Dulce Pontes».
ELVIS COSTELLO: «La artista portuguesa que yo prefiero es Dulce Pontes. Ella tiene una voz especial. Es verdaderamente extraodinaria. Ambos actuamos en 1998 en un festival musical en Barcelona y ella cantó acompañada apaenas por su piano. Ella no precisa de nada más En mi homepage he elegido su album ‘Caminhos’ en mi particular TOP-500 de mis discos favoritos y su canción ‘O infante’ la que más me gusta».
GINESA ORTEGA, cantaora flamenca: « 'Canción de mar' de Dulce Pontes me cautivó desde el primer momento. En el tema de Dulce Pontes, la grandeza y la belleza de esa voz tan nítida y tan limpia, con la voz más rajada flamenca, en este caso mía, daba un contraste que me gustaba».
PADDY MOLONEY (líder de The Chieftains): «Es una cantante fantástica, increíble, con una técnica asombrosa y una emotividad muy fuerte. En 1988 nuestra banda estaba de gira por Estados Unidos y coindimos con ella en Massachussets y la invitamos a completar la tournée».
CAETANO VELOSO: «Es la cantante superior del momento en el mundo» (1995).
CARLOS NÚÑEZ: «Es la gran voz».
JANITA SALOMÉ: «Invité a cantar a Dulce Pontes ‘Senhora do Almortao’ porque tiene una voz maravillosa, rica y exuberante».
DANIELA MERCURY: Soy fan de Dulce Pontes desde sus inicios. Sólo tengo palabras de admiración y respeto.
MARIA BETHANIA: «Me impresiona las cuidadas producciones de los discos de Dulce Pontes».
Montserrat Caballé:« La dije en mi casa que si puedes cantar ‘Casta Diva’ estás capacitada para el canto lírico. Lo hizo».
TERESA SALGUEIRO: «La carrera de Dulce Pontes es impresionante, incluso cuando hace temas de Amália». Diario ‘La jornada’’ de México (abril de 1999).
HORACIO FERRER, autor de los poemas y libretos de Astor Piazzolla: «Cuando escuché su reinterpretación de ‘Balada para un loco’ lo tuve claro, clarísimo: nadie ha cantado esta canción como Dulce. La mandé una carta de felicitación. Así empezó nuestra relación».
ENNIO MORRICONE: «Cuando me pusieron voces portuguesas para el tema central del filme ‘Sostiene Pereira’ y la escuché ( a Dulce Pontes) paré las audiciones y exclamé «esta es la cantora».

Afixado por maxi de la peña em fevereiro 14, 2007 12:53 PM

Não queria perder o tempo entrando em conversações inúteis, mas no final me sinto obrigada, porque estou lendo textos que estão totalmente fora de lugar.

Querido Tiago, podes me dizer exatamente as equivocações de Dulce na letra da "Velha Tendinha"? Mais que nada porque tenho diante dos meus olhos a letra original, e não consigo encontrar o equívoco...

Mais. Não é difícil de adivinhar porquê Dulce nunca cantou nenhum poema teu. Acho que Dulce ou procura letras de grandes poetas ou é suficientemente válida como para criar excelentes letras.

Em algo vou a dar-te a razão: não estás só nessa opinião que tens sobre Dulce. Fazes parte de um grupo de gente teimada em acabar com a carreira de uma artista, sem razões coerentes. Dulce grita? Pirotecnia vogal? Querido, há muito poucas gargantas no mundo capazes de jogar com a voz de uma forma tão excelente, tão perfeita. É um dom Tiago, e quantos cantantes do panorama musical sonharam em tê-lo, quantos!
Os portugueses teimados em acabar com Dulce, dentro de uns anos, talvez tenham que dar-lhe as graças a Dulce por haver exportado vossa cultura, vossas raízes, vossa música a todo o mundo. E te falo eu, que lhes conheci graças a ela. Pensa, talvez em uns anos seguirás com as tuas idéias, teus argumentos um pouco incoerentes, e terás perdido uma das jóias musicais de todos os tempos. Lá tu.

Com todos estes antecedentes, melhor esquece-te de dar-lhe alguma das tuas letras a Dulce... Não acho que ela nunca a vá cantar...

Beijos ***

Afixado por natura em fevereiro 14, 2007 06:06 PM

Signor Tiago smetta di scrivere stupidaggini, smetta di copiare commenti di critici ignoranti e venduti, pensi con la sua testa (se ne ha una), non parli per invidia. Con il suo commento dimostra di non capire assolutamente niente di musica nè di arte. Non porta argomentazioni per sostenere quello che dice nel suo commento, non basta aprire la bocca e dare fiato per dire qualcosa di concreto, lasci parlare chi ha più competenza e sensibilità di lei, torni a studiare (se mai l'ha fatto in vita sua). Se il Portogallo ha l'abitudine di trattare così i suoi migliori talenti sono felice di non essere portoghese.
Signor Tiago SI VERGOGNIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!
Valeria Obrigada por o teu blog e por o teu comentario sobre a Grande Dulce Pontes, grande verdade!

Afixado por Patty em fevereiro 14, 2007 06:44 PM

meus caros:

eu não sei o que se passa para todo este alarido. eu também acho a Dulce uma das melhores vozes não só de Portugal mas do mundo inteiro e acho que o seu talento nunca atingiu um lugar tão nobre como em "o primeiro canto" que, para mim, é um disco sublime.
sigo a carreira da Dulce desde o início, fui a muitos dos seus espectáculos e tenho todos os seus discos, de uns gosto mais que outros. mas, francamente, acho que este último não faz jus ao seu talento, fica bastante aquém do que a Dulce é porque a voz dela é uma maravilha!!!
não, não gosto nada deste disco! não consigo ouvi-lo! acho-o de mau gosto! acho-o menos cuidado do que os demais! mas isso não tira qualquer mérito à grande artista que Dulce Pontes é.
e vocês têm de admitir que haja opiniões diferentes da vossa.
eu espero cada disco da Dulce com grande ansiedade e quero sempre o melhor! deste não gostei como não tinha gostado do com o Morricone. deixem-me só dar-vos um exemplo: eu tenho absoluta paixão pela voz da Gal Costa e, no entanto, há já uns dez anos que nenhum disco dela me enche as medidas, mas continuo a amá-la como continuo a amar a Dulce!
toda a gente sabe como eu adoro a Maria Bethânia. cruzo-me com imensa gente que a detesta e isso não faz dessa gente má pessoa. são sensibilidades diferentes que eu tenho de aceitar, como aceito que vocês adorem este disco. eu não gosto. mas gosto da Dulce. e muito

Afixado por tiago torres da silva em fevereiro 16, 2007 12:34 PM

Bem...eu cá acho que este senhor Tiago não deve regular bem.Uma hora diz que a Dulce só grita, outra hora já diz que tem uma voz linda. O senhor Tiago viu que não tinha razão e agora quer tapar o sol com a peneira...enfim...
Agora vou dizer uma coisa-Como a Valeria sabe , porque ela me conhece pessoalmente, eu vivo em Londres há muitos anos e só vou à Madeira uma vez por ano.Aqui em Londres vejo alguns esPectaculos, o que o tempo e o dinheiro me permitem.Uma vez fui ver a fadista Mariza, que diziam o melhor dela, etc etc...e a verdade é que me desapontei.Assisti a uma enfiada de fados da Amalia Rodrigues, todos cantados com o mesmo estilo, só que sem a força da Amalia, nem o saber interpretar que a nossa Amalia tinha. O que me indignou, é que a Mariza apresentava os fados como se fossem criados por ela.O Barco Negro por exemplo todo o mundo sabe que é da Amalia.Pois ela cantou-o sem se referir uma vez à Amalia.Assim ela engana o publico inglês, que pensa que todo aquele manancial de reportorio é da Mariza, e ela mesmo sem voz e com aqueles pianinhos que nem chegam a sê-lo, vai enganando o preto e o branco...Como dizia a Valeria há uns tempos atrás, num dos seus posts, a" Mariza é uma fadista de plástico, um produto de marketing e nada mais". Toda esta conversa sobre a Mariza serve para provar uma coisa-Que Dulce Pontes é o oposto.A Dulce Pontes já cantou e canta coisas da Amalia, mas faz duas coisas importantes:Dá uma nova interpretação ao tema, e apresenta-o como um tributo à Amalia. A Dulce não se serve da Amalia. A Mariza plagia-a. E mal.Alias a originalidade da Mariza é o penteado e os vestidos.Nada mais.Ainda não comprei o disco novo da Dulce, mas vou adquiri-lo, até porque confio muito no discernimento da Valeria, que para mim, é uma artista com um A grande, só quem nunca a viu ao vivo, ou na TV. Pena que ela esteja retirada há mais de um ano.Valéria, então quando voltas aos palcos?Tenho saudades de te ver aqui em Londres no "nosso" club!!!
Kisses!!!A tua ADMIRADORA
Debora Santos
(estou a ouvir-te, em As mãos que trago, naquele video do programa da RTP Internacional!!!)

Afixado por Debora Santos em fevereiro 16, 2007 07:48 PM

Senhor Tiago acho que voÇe tem medo das suas opinioes e cambia com o vento. Com o que voÇe diz do ultimo cd da Dulce Pontes demonstra que nao escutou cd o que percebe nada da musica.

Afixado por Patty em fevereiro 19, 2007 06:25 PM

Non si puo confondere il proprio gusto personale con l'assoluto. Non puo' tirare fango sulle persone se non ha le capacita´per capirne la grandezza.

Afixado por Patty em fevereiro 19, 2007 06:29 PM

RESPOSTA da Editora deste Blog

Não é muito meu hábito responder ou comentar, na minha propria caixa de comentários, mas o assunto mereceu-me alguma reflexão, e os proprios comentadores também.

à Egregora
tenho a dizer-lhe que já tentei por mais de uma vez comentar no seu blog, mas não consegui.Agradeço-lhe sentidamente as suas palavras, e a honra que me deu ao 'linkar-me' na sua página.
Ao Maxi de la Peña
digo-lhe, que claro está, tenho algumas coisas a dizer em relação a tudo o que escreveu, e que subscrevo. Realmente o Tiago Torres da Silva, que eu conheço e também considero, talvez não se tenha exprimido convenientemente, se bem que neste caso não comungo da sua opinião. A Dulce tem uma grande, enorme voz, aliada a um poder interpretativo e a uma consciencia da Arte superiores. E é tamb´em verdade que em Portugal há lobbys que tentam destruir artistas, para fazer sobrepôr outros.Diria mesmo que existe uma especie de mafia digna de figurar na historia da 'cosa nostra'siciliana.Eu também sei o que pensava Amalia da Dulce, e o que pensava Amalia do Carlos do Carmo.Eu era amiga pessoal de Amalia, e só por acaso não me cruzei com a Dulce nessa jantar de 95, até porque eu vivo na ilha da Madeira, e só quando ia a Lisboa é que falava com Amalia, se ela por acso lá se encontrasse.Os seus escritos sobre a Dulce, são sem duvida muito analíticos, e provam que você sabe do que fala.
à Natura,
tenho de lhe agradecer as palavras, e ao facto de também me ter linkado.Estamos em sintonia, menos num texto que você escreveu no seu blog sobre a Mariza.
ao Miguel Cardoso
agradeço que se dê ao trabalho por me visitar (sei quem você é!)
à Renate
também estamos em sintonia de opiniões
à Debora Santos
minha cara conterrânea que labuta em Londres, um obrigada especial pelas tuas palavras, mas não exageres por favor...(Quanto a regressar aos palcos...não sei.Parei em Outubro de 2005, quando morreu o meu companheiro de vida.Eu não tenho estaleca de artista, para o qual o 'show must go on' faz parte da vida.Quando me sinto pior ou me falta a pachorra, é assim...)Bjs
à Patty
che mi ricordò i miei tempi di giovinezza, a Perugia, come studentessa universitaria. L'italiano é per me, l'idioma piu bello del mondo, e mi piace sempre leggere oppure ascoltare la lingua di Dante e di Manzoni.E sono contenta di vedere un italiana così impegnata nella diffesa della grande cantante Dulce Pontes.
ao Tiago.
diria que entendi o que queria dizer, que não acredito que faça parte dessa tal mafia, e que também, não concordo consigo em relação à sua expressão 'pirotecnia vocal' Aliás, a Dulce quando 'viaja' na melismatica da sua voz, é simplesnmente brilhante.Tomara a mim ter um oitavo da voz que ela tem...O mesmo já alguem dizia da Amalia, quando ela dava aqueles 'gritos' fantásticos a meio do ´Povo lavas no rio', aqueles 'ais' famosos, que uma certa pessoa que escreve (garatuja!) em jornais, criticava,dizendo que"Amalia já não cantava, mas gritava por ser uma sombra do que tinha sido", num artigo horroso, mal escrito, e feito por encomenda de um tal fadista empenhado sempre desde os anos 70, a dizer que Amalia já não prestava, etc etc.Um ressabiado por nunca ter sido um sucesso comercial, apesar de ter angariado o respeito e a admiração de muita gente, incluindo-me a mim propria nesse grande grupo.O que prova que a qualidade,nem sempre está associada à ética...Sei que você já descobriu de quem falo...
Um abraço!!!

Valéria

Afixado por valeria mendez em fevereiro 24, 2007 06:51 PM

Grazie Valeria per amare tanto la mia lingua anche io amo molto il Portoghese ma come hai visto non lo parlo molto bene, ma sto cercando di imparare. Dulce Pontes è più di una semplice cantante, Dulce Pontes è un'artista perchè CREA e questo la distingue da tutti gli altri, la rende unica e quindi non può essere trattata come le altre cantanti. E' questo che le grandi lobbies non riescono a capire. Si sarebbe potuto vendere Dante o Leonardo o Michelangelo come fossero pomodori? Dulce Pontes sarebbe stata grande anche con una voce di una sola ottava di estensione. Grazie Valeria Grazie ancora e se canti anche tu faccelo sapere perchè sarò ben felice di ascoltarti.

Afixado por Patty em fevereiro 24, 2007 07:51 PM

Estimada Valeria. Su dignidad como persona me reconclia con esta mierda de mundo. Conozco su trayectoria a través de su blog, y tuve ocasión de verla en una entrevista en la RTP Internacional. Me consta que es una mujer íntegra y le diré que eso es muy difícil hoy en día. Se lo digo como periodista con experiencia de 20 años en la profesión, pero sobre todo como ser humano. Ya que nos hemos conocido (así lo entiendo, tras su atenta respuesta), explicaré algunas cosas que he insinuado en mis escritos.
Amália consideraba a Carlos do Carmo una persona FALSA e HIPÓCRITA. De poco fiar. Así ha sido. Ahora está con Mariza a muerte. Oportunista.
Amália le comentó a Dulce Pontes en aquella cena que no se preocupara por las críticas contra el disco 'Lágrimas', que a ella en su primeros años la criticaron con idéntica dureza. Decían que cantaba con estilo flamenco, que aquello no eras fado,lo que provocaba su carcajada entre cigarro y cigarro. (las dos son fumadoras empedernidas, por cierto). Dulce, con la que mantengo una amistad personal desde hace diez años, apenas me ha contado pocas cosas más de aquella velada nocturna. Bueno que tomaron té hasta las 5 o 6 de la madrugada, y que respetaba mucho a Teresa Salgueiro.
Me acuerdo bien. Cuando Amália murió a principios de octubre de 1999, Dulce estaba en Barcelona y dedicó un minuto de silencio en el escenario. Escribió un bello poema de homenaje que envió a los medios de comunicación portugueses y españoles. Mísia, artista a la que no admiro por motivos que no vienen al caso, hizo un breve artículo de opinión en el diario El Mundo (de Madrid) que la homenajeada era la propia Mísia. Nos hablaba de su éxito fuera de Portugal, que estaba en Londres e iba a actuar esa noche, y que en los próximos días estaría cantando en el Círculo de Bellas Artes de Madrid. De Amália se limitó a decir que no se identificaba como sus ideas ¿políticas?, pero que como artista había sido la mejor del fado (un tópico muy burdo)y que no había sido amiga personal de la artista fallecida. El artículo dio que comentar. La intelectual Mísia quedó retratada como una EGOCÉNTRICA. Cuando tuve la oportunidad de entrevistarla en 1996 (vino a actuar a mi ciudad, Santander), no me gustó su arrogancia.
Dos pinceladas sobre MARIZA superstar. En esta vida tiene que haber de todo, los que nacen con estrella (es su caso) y los que nacen estrellados (podría estar pesando en Dulce). Usted, Valeria, no se si conocerá que Dulce Pontes hizo una tour nacional en Portugal en el verano de 2000 por lugares históricos (Conímbriga, Alcobaça,etc.) para presentar su disco 'O primeiro canto'. ¿Sabe quién estuvo en todos los conciertos? Mariza. Mariza visitaba a Dulce al camerino. Mariza estaba estudiando la estrategia a seguir: Como derribar a la estrella portuguesa de esos años. La cuestión era ser la nueva Dulce, pero llevándose bien con los medios de comunicación, arrastrándose por tener protagonismo en el programa de Herman José. ¿Me sigue Valeria? Y éste, le dio consejos de como Dulce conectaba con el pueblo, de cual era la clave de su carisma: la humildad. Herman José ya no volvió a invitar a Dulce a su programa. Mariza se ganó el favor de la crítica cuando publicó 'Fado en mim', una crítica manipulable y extraña, con jornalistas como Fernando Magalhaes o Nuno Galopim. Estaba en el camino, Mariza estaba empazando a derribar a Dulce cuando ésta última abandona los escenarios durante un años por su maternidad. Un buen promotor internacional consigue convencer a la BBC-3 (Cuidado que es un canal minoritario como Radio 3 de Radio Nacional de España) para que entre Mariza en un pequeño star system de la world music. Hay que poner de moda Portugal, y en concreto el fado. Y le dan el premio a la mejor artista europea en WORLD MUSIC. En Portugal se vendió la historia como si hubiera sido designada la mejor artista en general. Se manipuló una vez más a la opinión pública. Luego entró EMI y el marketing desmesurado. En Inglaterra tienen la idea de que antes y después de Mariza casi no hay nada más relevante. A Amália se la cita como una referencia del paleolítico superior. Algo lejano, antiguo, pero que en realidad nadie ha escuchado. Mariza comentó en Correio da Manha que lo peor que habían dicho de ella es que gritaba tanto como Dulce Pontes. Sin comentarios.
Dulce no existe en los medios de comunicación en estos últimos años, y si existe es en términos negativos. Morricone, que fue a Portugal por primera vez, para agrandar la figura de Dulce, y hacer un concierto especial en Monsanto donde ella cantaba prácticamente todo el álbum 'Focus', se quedó asustado de la ignorancia de los periodistas portugueses.
'O coraçao tem tres portas' no suena en las radios. Su compañía distribuidora Zona Música (ella es la editora de su disco, se ha independizado de la industria musical)se ha rendido demasiado pronto. Pero pasan cosas raras. ¿Cómo es posible que este disco ya esté distribuido, de forma clandestina, en Holanda y Bélgica, sin haberlo negociado y autorizado la propia Dulce? Menos mal, Valeria, que al otro lado de la frontera, la queda España. Aquí se la respeta. Espero no haberte aburrido y esto es sólo un pequeño apunte. Gracias Valeria por abrirme tus puertas, tu corazón. Y muchas gracias por existir personas como tú.

Afixado por maxi de la peña em fevereiro 25, 2007 09:06 PM

Cara Valeria, la tua critica al Cd di Dulce Pontes sarà presto tradotta anche in italiano, abbi un po' di pazienza. Obrigada

Afixado por Patty em fevereiro 26, 2007 07:48 PM

Apesar de não concordar com o srº Tiago, compreendo o que procurou dizer. Usou uma linguagem demasiada forte, alegórica, cujo resultado parece-me que não foi o pretendido.
Sou da opinião de que o cd "O Coração Tem três Portas" é uma obra de grande qualidade, mesmo que alguns dos seus aspectos não vão de encontro com o meu gosto pessoal e com o que aprendi a admirar na Dulce Pontes. Contudo, reflecte, sem dúvida, a maturidade artística de Dulce pontes enquanto intérprete, compositora e autora.
É um cd nada comercial e também não é um cd para se ouvir "assim de enfiada". É um cd cuja audição exige um espaço e tempo adequados, até mesmo uma certa profundidade intelectual. O que já acontecera com "focus".
"O Coração tem três Portas" não é um cd alegre, contém algumas imprecisões´, mesmo de gravação. Algumas imagens do making of, se fosse eu a produzi-lo não as colocaria para não correr o risco de ser atacado por imprecisões como as do senhor Tiago, que no fundo entendo, mas não aceito.
Quanto ao concerto gravado em Istambul, penso que a dulce teria concertos muito mais interessantes para colocar no álbum, que fazem jus ao seu enorme prestígio. Talvez seja um acto de humildade.
Uma coisa é certa, é um trabalho magnífico. De uma qualidade grande, apesar de não perfeita.
Quer se queira ou não, excessiva ou "pirocténica", A Dulce é a maior voz de Portugal e sobrepõe-se a qualquer mediatismo barato.

Afixado por José em março 13, 2007 09:46 AM

No pensaba escribir más, pero las reflexiones del señor José, con las que estoy de acuerdo en líneas generales (añadiría 'O primeiro canto' como album extraordinario y que denota una gran madurez), me obligan a precisar algunas cosas:
1/ Que es una obra imperfecta técnicamente porque son todas grabaciones 'ao vivo'. Más valor, un disco de verdad. Cualquier cantante de usar y tirar tiene producciones perfectas y un sonido impecable. Existen aparatos en los estudios para no desafinar, etc. Son discos de plástico, de mentira.
2/Grabar en acústicas naturales es complicado. Un desafío tremendo. La grabación del CD 2 dio muchos problemas de masterización. El coro femenino de 'Ha festa na Mouraria' desafina en varios momentos. Pero no importa. Corre una magia inexplicable en toda la audición. En 'A chorona' Dulce se equivoca en una nota del piano. ¿Eso resta mérito a su interpretación colosal? Esos pequeños detalles no son analizados por los críticos portugueses, porque no tienen oído, sino orejas de burro.
3/ El disco puede ser criticado por demasiado largo (145 minutos los dos CDs), pero Dulce tenía una deuda pendiente con su público porque hacía siete años que no grababa un album propio. 'Focus' fue una experiencia diferente.
4/Y efectivamente. Este album es para escuchar en momentos muy concretos. El primer CD es más placentero, pero el segundo CD hay que tener un estado de ánimo y una recepción intelectual muy precisa. Ejemplos: Para escuchar por la mañana, no, porque no levanta el ánimo para empezar el día. Para estados de depresión, tampoco, porque es demasiado profundo. Pero encontarse a uno mismo, sí, porque la paradoja es que este album transmite vida y la vida significa placer, dolor, amor, angustia, inseguridad, alegría de vivir, y otras muchas cosas. Obrigado Valéria por aguantarme.

Afixado por maxi de la peña em março 14, 2007 06:02 PM

No pensaba escribir más, pero las reflexiones del señor José, con las que estoy de acuerdo en líneas generales (añadiría 'O primeiro canto' como album extraordinario y que denota una gran madurez), me obligan a precisar algunas cosas:
1/ Que es una obra imperfecta técnicamente porque son todas grabaciones 'ao vivo'. Más valor, un disco de verdad. Cualquier cantante de usar y tirar tiene producciones perfectas y un sonido impecable. Existen aparatos en los estudios para no desafinar, etc. Son discos de plástico, de mentira.
2/Grabar en acústicas naturales es complicado. Un desafío tremendo. La grabación del CD 2 dio muchos problemas de masterización. El coro femenino de 'Ha festa na Mouraria' desafina en varios momentos. Pero no importa. Corre una magia inexplicable en toda la audición. En 'A chorona' Dulce se equivoca en una nota del piano. ¿Eso resta mérito a su interpretación colosal? Esos pequeños detalles no son analizados por los críticos portugueses, porque no tienen oído, sino orejas de burro.
3/ El disco puede ser criticado por demasiado largo (145 minutos los dos CDs), pero Dulce tenía una deuda pendiente con su público porque hacía siete años que no grababa un album propio. 'Focus' fue una experiencia diferente.
4/Y efectivamente. Este album es para escuchar en momentos muy concretos. El primer CD es más placentero, pero el segundo CD hay que tener un estado de ánimo y una recepción intelectual muy precisa. Ejemplos: Para escuchar por la mañana, no, porque no levanta el ánimo para empezar el día. Para estados de depresión, tampoco, porque es demasiado profundo. Pero encontarse a uno mismo, sí, porque la paradoja es que este album transmite vida y la vida significa placer, dolor, amor, angustia, inseguridad, alegría de vivir, y otras muchas cosas. Obrigado Valéria por aguantarme.

Afixado por maxi de la peña em março 14, 2007 06:03 PM

Totalmente de acordo com o srº maxi de La Peña.

Afixado por José em março 18, 2007 01:32 PM

Dulce Pontes tem levado a nossa cultura pelos quatro cantos do Mundo, tem sido uma embaixatriz para Portugal, cantado em filmes de Hollywood “Primal Fear” com Richard Gere ou Afirma Pereira com Mastroiani, no Brasil cantado com Simone, Marisa Monte, Caetano Veloso, Daniela Mercury para o especial MTV, gravado com o grande Maestro Ennio Morricone (vencedor de OSCAR em 2007), parcerias com o grande tenor José Carreras, Andrea Bocceli, Cesária Évora, Maria João, Waldemar Bastos e mais recentemente se fala de uma outra parceria com a grande Montserrat Caballé, vencedora do prémio Tenco e Amigo, em que é premiada como a melhor artista Latina 2004, prémio disputado entre outros com Gloria Stefan.
Esta é apenas uma pequena parte do vasto currículo de Dulce Pontes, um sem número de parcerias e Concertos nas maiores casas de espectáculos do mundo, entre elas Royal Albert Hall em Londres ou Carnegie Hall em Nova York. Dulce Pontes tem corrido o mundo a Divulgar os nossos sons e a nossa cultura, chegou onde não se pensava que um Português conseguisse chegar, encantando plateias que sem perceberem o significado das letras que canta, sentem a emoção e força da sua voz, mostrando que Portugal não é só futebol e Vinho do Porto.
Enquanto Portugueses temos o dever e obrigação de Homenagear, divulgar e cuidar de Artistas como Dulce Pontes, Nós Portugueses infelizmente temos tendência a viver do passado, devemos sim nos lembrar do que fomos para podermos saber quem somos e para onde vamos, mas mais importante é apoiar os que no futuro farão parte do nosso grandioso passado. Amália sofreu durante o Antigo regime, o devido valor só já lhe foi dado mais tarde, Camões o nosso maior poeta morreu sem saber quanto foi importante para Portugal, Florbela Espanca depois de morta tornasse a poetisa do amor. Vamos dar valor ao presente e a quem trava uma batalha solitária contra o esquecimento das nossas raízes, vamos amar e apoiar os que com ou sem apoio lutam pelo que acreditam, os que conta moinhos de vento levam a nossa cultura pelo mundo fora, vamos apoiar Dulce Pontes, vamos tão-somente AMAR POTUGAL, deixar de conflitos mesquinhos e baixos, não existe neste momento nenhuma artista em Portugal tão completa como Dulce Pontes...é triste pensar que os Portugueses a tratam tão mal, amo o meu País e orgulho-me de ser Português, mas quando leio menssagens como a do Sr. Tiago, sinto pena e vergonha da hipocrizia, mesquinharia e pensar pequeno de parte da nossa sociedade. Talvês daqui a 50 anos se homenagei Dulce numa grande festa no Coliseu, pena termos de esperar 50 anos, só damos valor aquilo que perdemos ou estamos perto de perder, nunca apoiamos o início de uma grande historia...será que amamos PORTUGAL?

Afixado por Marco Santana em março 18, 2007 04:03 PM

Para mi, que vivo en España y soy español, Dulce Pontes es la mejor cantante de Europa, la voz más limpia y cristalina. Y puede parecer que grita por la potencia que tiene, pero es todo dulzura. Me parece increible que haya portugueses a los que no les guste.
Rafael

Afixado por Rafael Durán em maio 29, 2007 07:43 PM

VIVAAAAAAAAA A DULCE PONTES! VIVAAAA!!!

Afixado por Daniela Ferreira em junho 27, 2007 01:45 AM

Deixa-me tratar-te por Dulce... óh Dulce, que música é esta: "La Llorona ( A chorona )"? Ñ há palavras que a descrevam, ñ há forma de reter a sua entrada no mais profundo âmago de nós. A tua pesquisa traduz-se na nossa (re)descoberta. Tive a graça de te ver um dia, sem te ouvir e daí compreender a obra que constróis como quem constrói um castelo julgando-o um casebre, para o habitar um dia, um qualquer dia. As três portas do coração que ñ são mais que as três portas da vida: entrada, permanência expectante e inevitável saída. E agora Dulce, vais por onde?

Afixado por David em agosto 10, 2007 01:07 PM

A Dulce Pontes é uma grande "cantadeira". A sua voz abraça a alma lusitana. Nela se mistura a força do folclore e a dinâmica do fado. A voz da Dulce faz-me sentir orgulho em ser portuguesa. BRAVO DULCE!

Afixado por Isa em agosto 11, 2007 12:07 AM

Acabo de regresar de Portugal de donde compre este disco. "O coração tem três portas" es un proyecto maravilloso. En mi país casi todos amamos y admiramos a Dulce (soy de Grecia) y esa música no nos cae ajena, habla dentro de nuestros corazones y nos llena de dulces memorias llevándonos atrás en las raíces de nuestra música popular. Aunque no soy nativa, escucho muchisimo a cantantes portugueses, me gusta Cristina Branco etc, claro que Amalia es unica, pero Dulce es una de las mejores (segun yo es la figura cumbre de la musica portuguesa hace los mediados de los anos noventa). Un beso y un abrazo a todos/as. Atenas, Grecia

Afixado por Maria Papageorge em agosto 23, 2007 10:23 AM

Apenas como modesta homenagem a Dulce Pontes, indico aos amigos o vídeo "Eu vi Dulce cantar", que se encontra no Youtube e no yahoo vídeo. Trata-se de um vídeo caseiro, rudimentar, em que o poeta brasileiro Gastao Neves,admirador de Dulce Pontes e a quem foi apresentado, há alguns anos, por Caetano Veloso, nas areias de Ipanema, no Rio de Janeiro,Brasil a homenageia de forma singela. A faixa 14, do CD 1 de "O Coração tem três portas", de nome "Ao Bem de Amar" é da autoria de Gastão Neves.

Afixado por Jehovah Silva em dezembro 2, 2007 01:49 AM

MAS DESDE QUANDO É QUE A LETRA É IMPORTANTE NA MÚSICA?

A PROVA É QUE AMÁLIA RODRIGUES FOI UM SUCESSO EM TODO O MUNDO SEM QUE O MUNDO ENTENDESSE UMA ÚNICA PALAVRA DO QUE ELA DIZIA!! QUEM, NO MUNDO, ENTENDIA A LINGUA PORTUGUESA??? O MESMO SE PASSA COM DULCE PONTES OU MARIZA!! QUANDO A MARIZA FAZ SUCESSO NO JAPÃO, OU NOUTRO PAÍS QUALQUER, ALGUÉM ESTÁ A ENTENDER O QUE ELA DIZ????

ESSE SENHOR LETRISTA PARECE QUERER TER UMA IMPORTANCIA QUE NÃO TEM!!

Afixado por Richard Cohen em janeiro 27, 2009 05:44 PM

Congratulo-me por encontrar aqui alguém que consegue exprimir tão bem o que sinto sobre a Mariza.
Sinto-me francamente revoltada pelo programa que deu ontem na RTP, pelo dia mundial da voz, todavia, não tenho palavras para exprimir esse sentimento.
Posso contudo dizer umas notas, bastante marginais, mesmo à margem.
Há várias teorias sobre a origem do fado. Pois à laia de enquadramento à presença da Mariza ali, como nova embaixadora do Fado, aparece um ilustre musicólogo a explicar a sua origem na dança do fado brasileiro, para tentar, enfim, dar aquele ar de mescla com raízes culturais africanas.
Sinceramente...

Não sou musicóloga, mas tenho bom ouvido e certa sensibilidade para a dança.
O que vejo no fado, pelo menos na versão da Severa, é uma estreita relação com as heranças mourisca e cigana. Há vídeos no Youtube de flamengo e fandango árabes, onde se podem ver as semelhanças.
Como na biologia, para se ver a origem de uma espécie, há que ver onde em que zona do planeta se mantêm as características mais semelhantes.

Haverá na música brasileira e africana alguma semelhança com o fado, como existe com a música árabe e cigana? Há um filme distribuido pela Atlanta, O Destino, que ilustra bem a origem do flamengo nessa mistura. A mim parece-me óbvio que o fado do último século, da cigana Severa, tem uma origem muito semelhante. A vibração, o arrastar da voz, só encontram paralelo nessas origens.
Se outros motivos não houvessem, para mim a Mariza é cada vez mais uma horrorosa invenção do marketing. Quando ela chega aquelas notas finais, não vejo ali qualquer emoção, vejo apenas um objectivo: a trajectória ascendente da voz que inevitavelmente culmina num final estrondoso de palmas pelo público emocionado. A única coisa que a excita realmente. A única coisa que procura, a todo o custo, palmas, para lhe encherem o ego.

Desculpe, Valéria, por este desabafo, não sei se disse algum disparate, quanto à origem do fado, mas é apenas o que sinto, nada mais.

Para terminar, só consigo dizer:
Minha querida Dulce Pontes, perdoa-lhes que eles são cegos, um dia chegará a tua hora, bendita. Deus te guarde a voz, até esse dia.

Obrigada Valéria, por tudo o que é, pelo que pensa e defende, pelo tem feito em favor da Palestina, merece todo o meu amor e admiração.

Afixado por Beatriz Amaral em abril 17, 2009 07:11 PM

Congratulo-me por encontrar aqui alguém que consegue exprimir tão bem o que sinto sobre a Mariza.
Sinto-me francamente revoltada pelo programa que deu ontem na RTP, pelo dia mundial da voz, todavia, não tenho palavras para exprimir esse sentimento.
Posso contudo dizer umas notas, bastante marginais, mesmo à margem.
Há várias teorias sobre a origem do fado. Pois à laia de enquadramento à presença da Mariza ali, como nova embaixadora do Fado, aparece um ilustre musicólogo a explicar a sua origem na dança do fado brasileiro, para tentar, enfim, dar aquele ar de mescla com raízes culturais africanas.
Sinceramente...

Não sou musicóloga, mas tenho bom ouvido e certa sensibilidade para a dança.
O que vejo no fado, pelo menos na versão da Severa, é uma estreita relação com as heranças mourisca e cigana. Há vídeos no Youtube de flamengo e fandango árabes, onde se podem ver as semelhanças.
Como na biologia, para se ver a origem de uma espécie, há que ver onde em que zona do planeta se mantêm as características mais semelhantes.

Haverá na música brasileira e africana alguma semelhança com o fado, como existe com a música árabe e cigana? Há um filme distribuido pela Atlanta, O Destino, que ilustra bem a origem do flamengo nessa mistura. A mim parece-me óbvio que o fado do último século, da cigana Severa, tem uma origem muito semelhante. A vibração, o arrastar da voz, só encontram paralelo nessas origens.

Se outros motivos não houvessem, para mim a Mariza é cada vez mais uma horrorosa invenção do marketing. Quando ela chega aquelas notas finais, não vejo ali qualquer emoção, vejo apenas um objectivo: a trajectória ascendente da voz que inevitavelmente culmina num final estrondoso de palmas pelo público emocionado. A única coisa que a excita realmente. A única coisa que procura, a todo o custo, palmas, para lhe encherem o ego.

Desculpe, Valéria, por este desabafo, não sei se disse algum disparate, quanto à origem do fado, mas é apenas o que sinto, nada mais.

Para terminar, só consigo dizer:
Minha querida Dulce Pontes, perdoa-lhes que eles são cegos, um dia chegará a tua hora, bendita. Deus te guarde a voz, até esse dia.

Obrigada Valéria, por tudo o que é, pelo que pensa e defende, pelo tem feito em favor da Palestina, merece todo o meu amor e admiração.

Afixado por Beatriz Amaral em abril 17, 2009 07:24 PM

Bem, acho que o tiago não foi muito bem entendido nas suas palavras, mas, a ideia é a seguinte, a Dulce Pontes tem um timbre bonito, sem dúvida, mas a sua musicalidade é zero! Para além de não cuidar tanto da saúde como da imagem, o controlo dinamico e técnico vocal, é quase nulo, coisa que tem vindo a piorar de dia para dia, então neste último cd é um caos!!! Neste "momentos" acresce uma desafinação incrivel nalguns temas, principalmente os de estúdio. Pensem na voz da Dulce como sendo bons ingredientes para se fazer um prato apetitoso, mas não saber cozinhar.
Não venham com críticas baratas à minha pessoa, pois, pelo que depreendo, música é coisa que vocês não estão à vontade para discutir.
Viva a cultura portuguesa!!!

Afixado por Tuga em maio 15, 2009 02:13 PM
Afixe um comentário









Lembrar-me da sua informação pessoal?