junho 21, 2005

OBRIGATÓRIO


DVD DE HERMÍNIA SILVA "Actriz e Fadista"


Já escrevi por diversas vezes, que Hermínia Silva é um dos três vértices do Fado, responsável por uma escola, a do Fado Musicado. Efectivamente, foi ela que levou o Fado ao Cinema e ao Teatro, interpretando fados não tradicionais, compostos por maestros ou compositores ' de outras musicas '. O outro vértice do Fado pertence a Marceneiro, o estilizador do fado clássico ou tradicional, aquele que foi 'inventado' por guitarristas e fadistas, empíricos musicais dos finais do século XIX, e primeira metade do século XX. Alfredo Duarte, mais tarde conhecido por Alfredo Marceneiro, é pois a face do fado-raiz, fazendo escola, a partir dos ensinamentos dum Armandinho, dum Joaquim Campos ou dum Georgino de Sousa. Ele encarna pois, essa escola. A do Fado Tradicional. O terceiro vértice do Triângulo do Fado pertence, como não podia deixar de ser, a Amália Rodrigues. Amália constituíu uma escola no Fado em perpétua evolução. É a face da modernidade do Fado. Primeiro seguiu os passos dum Marceneiro, emprestando a essa escola o 'apport' da Poesia. Quando em 1945, Amália grava "As penas" de Guerra Junqueiro, com a musica do Fado Bacalhau (José Bacalhau), preconiza já o seu futuro um tanto ou quanto longinquo dos anos sessenta, quando Alain Oulman compõe exclusivamente para ela, sobre palavras de Camões, de Antonio Feliciano de Castilho, de José Régio, etc. Depois segue a escola de Hermínia, levando o Fado ao Cinema e aos maestros e compositores de áreas mais elaboradas, como o jazz ou a musica erudita. Se Raul Ferrão e João Nobre escreveram para Hermínia, Amália foi mais longe na motivação dum Frederico Valério, que estaria depois sete anos seguidos na Broadway,NY.
Estes três vértices do Fado, são o retrato fiel desta canção urbana. Marceneiro, Hermínia e Amália, são pois, o Fado, conforme hoje ele se apresenta, e continua a ser cantado e tocado pelas novas gerações. Outros nomes importantes consolidaram-no.
Mas esses outros nomes,pertencem indubitávelmente a uma das três escolas do Fado, de que Hermínia é um dos vértices.
Argentina Santos e Fernando Maurício, só para citar dois exemplos,pertencem à escola de Marceneiro, e por exemplo, Mísia, Kátia Guerreiro, Mariza, Gonçalo Salgueiro, Cristina Branco, e a mais velha Maria da Fé,ou até António Mourão, velho sucesso dos anos 60, representam todos eles,a escola amaliana. Alice Pires, Anita Guerreiro e Fernanda Baptista, da geração logo abaixo da sacerdotiza de Lisboa, pertencerão, sem qualquer dúvida, à escola de Hermínia.

Por tudo isto, considero OBRIGATÓRIO o DVD de HERMÍNIA SILVA, posto à venda recentemente. Uma compilação de alguns momentos gloriosos da carreira duma artista indispensável, para a compreensão do fenómeno musical e teatral do século XX português.

Publicado por Valéria Mendez em junho 21, 2005 10:51 AM
Comentários

Olá.Espero que esteja tudo bem na Madeira.Estou muito triste porque este ano, não vou ter férias, o meu patrão pediu-me para trabalhar em Agosto, e não posso dizer que não, ele paga-me em triplicado, o mês, o subsidio de férias e mais um mês por cima.
Ainda bem que me deste essas dicas, do dvd de Herminia e as marchas da Amália. Vou telefonar à minha mãe para me mandar. E tu, quando vens cantar a Londres?

Afixado por: Debora Santos em junho 21, 2005 12:28 PM

Olá Valéria,

Quero agradecer-lhe por passar regularmente no 'fados & companhia'.
Espero que me contacte quando vier ao continente, po temos de combinar um encontro para cantarmos uns fadinhos...
Aproveito para lhe dizer que estou a divulgar o seu blog no 'fados & companhia'.

Beijinhos
Marta Ramalho

Afixado por: Marta Ramalho em junho 21, 2005 07:26 PM

Certamente uma saudade para os mais velhos e uma descoberta para os mais novos.

Afixado por: jgonçalves em junho 21, 2005 10:21 PM

Não sabia deste lançamento mas não vou perder a oportunidade de adquirir o DVD. Só espero é que
a editora tenha tido o cuidado de primar pela qualidade que a saudosa Hermínia merece. Com um abraço do Raul

Afixado por: congeminações em junho 22, 2005 05:38 PM

Olá Valéria Querida!

Hoje, venho incomodá-la com mais uma pergunta sobre fado, concretamente sobre um novo fadista que o Herman José deu há dias a conhecer no seu programa: o senhor chama-se, salvo erro, Ricardo Ribeiro.

Até eu, que sou um completo ignorante musical, fiquei arrepiado com a voz excepcional desse jovem. O próprio Herman, ciente do tesouro que tinha em mãos, pediu ao fadista que cantasse de improviso vários trechos e aproveitou ao máximo a sua presença no programa - aliás, o nosso Herman (como a Valéria sabe muito bem, pois já o conheceu pessoalmente) é um indivíduo arguto e generoso quando se trata de descobrir e divulgar talentos como este.

Perguntava então à Valéria se já conhece esse novo fadista e qual a sua opinião.

Quanto à nossa Argentina Santos, é outra diva que eu admiro imenso. Já a vi actuar ao vivo, em Lisboa, e fiquei impressionadíssimo. Há tempos, vi-a na Tv queixar-se que uma sua actuação tinha sido censurada num programa qualquer.

Beijinhos, Valéria!

Afixado por: Flávio em junho 23, 2005 12:47 PM

Caríssimo Flávio-Ainda bem que me pôs essas questões, que poderão servir de exemplos, para o que foi explanado no post.
Quem efectivamente viu (eu vi) o Ricardo Ribeiro no HermanSIC, esteve perante um caso sério do Fado.Trata-se dum jovem, casado com a fadista Ana Sofia Varela, ele mais novo do que ela, mas com um 'background' das noites fadistas desde tenra idade. Ao Ricardo Ribeiro, preconizo-lhe uma carreira brilhante, porque sobretudo foi capaz de aliar (o que é raro hoje em dia...) a qualidade vocal à interpretação; à verdade da interpretação.
Trata-se pois de mais um seguidor da 'escola' de MARCENEIRO, como os mais atentos terão tido oportunidade de concluir, o que não quer dizer que mais adiante na sua carreira ,não se abalance a outros 'fados' e todos nós só ganharemos com a mais valia do Ricardo Ribeiro. Não o conheço pessoalmente mas já o tinha ouvido, e já me tinham falado dele.
Quanto à D.Argentina Santos, outra fadista da 'escola' de MARCENEIRO, só lhe posso dizer que já a ouvi pessoalmente, tenho alguns dos seus discos, e é sem duvida uma das poucas artistas do chamado Fado Raiz, Fado Clássico ou Tradicional; é um génio intuitivo, vive ainda o 'rigoroso' , é uma das pouquissimas pérolas artisticas de Portugal.Para mim, é aquela que melhor canta o 'Fado Tango', uma melodia de fado tradicional da autoria de Joaquim Campos, um fadista nascido em finais do século XIX.
Quanto ao 'problema' por que ela terá passado, não lhe saberei dizer nada.Não ouvi falar disso. Mas, se alguem teve a ousadia de censurar a D. Argentina, então este país está ainda muitissimo pior do que já imagino que esteja...

Abraço
A Editora deste blog

Afixado por: Valeria Mendez em junho 23, 2005 09:03 PM

CONVITE

No próximo dia 27 de Junho, às 19 h, na Hemeroteca Municipal de Lisboa, situada na Rua de S. Pedro de Alcântara, nº. 3, junto ao Largo da Misericórdia, vai realizar-se a sessão de lançamento do DVD de Hermínia Silva.
GOstariamos muito de contar com a sua presença e de quantos admiravam a grande HERMÍNIA.
Estarão presentes o Vice-Presidente da Câmara, a Vereadora da Cultura, a Administração da RTP, os produtores da VIDEOFONO, muitos fadistas, actores e actrizes, etc, etc.
Esperamos pelos admiradores da nossa Hermínia.
Cumprimentos do
Jorge Trigo
Coordenador do Serviço de Actividades Culturais da Hemeroteca

Afixado por: Jorge Trigo em junho 25, 2005 08:42 PM

MARAVILHOSO! Para mim o fado pode ser dividido em varias partes que se difere. a que Quero salientar agora é o fado tradicional que fica ligado sem qualquer duvida ao "Ti Alfredo Marceneiro" e a Hermínia Silva. Depois á o fado renovado a que se liga obrigatoriamente a Amália como disse nest blog.Eu dou mais valor ao fado tradicional e por esse motivo para mim a mulher a quem se pode dar o merito de rainha do fado é Herminia silva não desfazendo ao "perfeito" fado de Amalia rodrigues.
Chamo perfeito ao fado d amalia rodrigueses pok nao havia 1 unica falha no seu fado o poema era cantado com 1 vibrato deliciante e mais nada; o Fado de herminia silva tb n tinha erros mas era um fado e como dizia D. herminia "Que vá o guião 'pas malvas".
Os meus parabens para si valéria e ao produtor dest DVD.

Afixado por: Adriano em junho 26, 2005 01:45 PM

olá, Valéria:

fui hoje ao lançamento na hemeroteca do dvd da hermínia. é absolutamente emocionante! comovi-me muitíssimo!
da classe artística infelizmente estava só a velha guarda, salvo raras excepções. faz-me gases a falta de memória, mas para que conste, estiveram presentes ada de castro, antónio calvário, raul solnado, cidália moreira, esmeralda amoedo, octávio de matos, alice pires, maria joão abreu e zé raposo, paulo alexandre e perdoem-me se eu me estiver a esquecer de alguém.
acho que a hermínia merecia um lugar mais nobre, mas justificaram a salinha minúscula por ser perto do solar. tá bem abelha!
mas não deixem de comprar! vale muitíssimo a pena. e ainda por cima tem a amália a chamar-lhe o seu ídolo e a dizer que ficou de boca aberta desde a primeira vez que viu a hermínia.
e a hermínia pede para não nos esquecermos dela!
eu não me esqueço, podem ter a certeza, e já estou com um nó na garganta

abraços

tiago

Afixado por: tiago torres da silva em junho 28, 2005 12:45 AM

Valéria aguardo uma sua resposta ao meu comentário. Muito agradecido. Parabéns e desupe a massada

Afixado por: Adriano em julho 4, 2005 07:12 PM

PARA O SR Adriano.

Caríssimo leitor e amigo
Não comentei o seu texto, precisamente porque concordo com tudo o que disse. Hermínia era aliás considerada por Amália, a MAIOR! Amália foi uma grande cantora, que também cantou Fado, e o levou para outros registos, mais de acordo com a sua carreira, sensibilidade e cultura.A certa altura, dizia Amália, "ou começava mesmo a cantar as coisas do Alain,do Valério, do Janes, do Alvaro Duarte Simões,etc, ou deixava de cantar Fado, porque aquelas melodias, muitas delas do melhor que há em musica, como o Fado Vitória do Joaquim Campos, eram incompatíveis com coisas que eu gostava muito, palavras do O'Neil, do Homem de Mello, etc, que queria muito cantar, mas o Fado não me dava respostas para tal..." (excerto de entrevista ao 'Jornal da Madeira', 1983) Por isso, Amália foi uma cantora, que se distinguiu no Fado, mas o levou para outros voos. Herminia, a sacerdotiza de Lisboa, era o Fado ao Rigoroso, se bem que também tenha evoluido, e muito, incluindo fados musicados no seu reportorio, alguns de autores bem intelectuais. Purista, purista, só mesmo o Marceneiro, e toda a sua prole. Talvez Ercilia Costa e Berta Cardoso possam ser apontadas como ícones do FADO "verdadeiro", o tradicional puro e duro. Nem Hermínia Silva o foi. O seu talento era grande demais para se cingir ao espartilho dos Mourarias, dos Menores, dos Pedros Rodrigues, dos Cravos e Proenças...
São no entanto esses trÊs- Marceneiro, Herminia e Amália, que definem a palavra Fado, tal qual ele existe na actualidade. Sem estes trEs, o Fado era outra coisa. Podia ser pior ou melhor. Não interessa.O que existe hoje, é o somatório dessas três escolas.

Abraço
A editora deste blog

Afixado por: Valeria Mendez em julho 5, 2005 08:37 PM

valéria, escrevi um comentário ás uns tempos. estou esperando a sua resposta. mto obrigado e desculpe o incomodo

Afixado por: Adriano em julho 7, 2005 04:37 PM

desculpe enganei-m na pagina da web

Afixado por: Adriano em julho 7, 2005 04:40 PM

valéria, notei que qual se referiu a Alfredo Marceneiro como purista referiu tambem toda a sua prole.
Agora, uma pergunta lhe faço, qual a prol do "Tia Alfredo"? ó o k keria dizer com isto?
Mtos parabéns obrigado por a sua belíssima e certissima resposta anterior e aguardando a próxima

Afixado por: Adriano em julho 8, 2005 11:00 PM

Para o Adriano

Mas onde é que leu essa expressão Tia Alfredo?
De mim não foi concerteza!!!

A editora deste blog
Valeria Mendez

Afixado por: valeria em julho 10, 2005 02:09 AM

Minha cara amiga valéria, foi realmente um erro da minha parte. O que eu queria perguntar era qual a prol de Alfredo Marceneiro e o k keria dizer com PROL. As minhas SINCERAS DESCULPAS e mto obrigado. Esperando resposta

Afixado por: Adriano em julho 10, 2005 08:58 AM

Caro Adriano
Respirei de alívio. Estava a ver onde você poderia ter lido semelhante tontice!

Em relação à sua pergunta efectiva, acho que poderá ser encontrada na minha ultima resposta. Como já disse, considero que existem 3 escolas do fado. A de Amália, a de Herminia e a do Marceneiro. O Marceneiro é o mais purista, e a sua prole, são todos aqueles que cantam o fado 'rigoroso', o mais purista. Pode-se dizer que Ricardo Ribeiro, Aldina Duarte são dois exemplos da nova geração da escola de MArceneiro, são eles a prole de Marceneiro, tal qual a D. Argentina Santos também o é, sendo pertencente à geração logo a seguir à do Marceneiro.
Compreendeu?
Tal qual Alice Pires pertence à prole de Hermínia, e Kátia Guerreiro à prole da Amália...

E se reparar bem, verá que tenho razão. Existem fadistas muito mais 'agarrados' a uma formula interpretativa mais purista( são a prole do Marceneiro), existem aqueles que na maioria cantam o chamado Fado Musicado, de Revista, com algumas implicações de critica social(são a prole da Hermina), e existem aqueles que vão mais além no Fado, e alimentam-se da Grande Poesia, de Lobo Antunes a Pessoa, passando por Alexandre Oneil ou David Mourão Ferreira, poemas esses 'vestidos' com uma musica, que pode ser Fado Tradicional, mas também de compositores de outras áreas que depois foram adaptadas à guitarra portuguesa,e não tem nada a ver com o Fado tradicional, mas possuem elementos da sua essencia. Esses pertencem à prole da Amália, onde eu, mui humildemente me incluo...
Abraço
A editora deste blog

Afixado por: Valeria em julho 10, 2005 04:38 PM

Valéria concordo consigo. Acho que a senhora vai longe pelo menos na parte teoriaca . Na parte prática , minha senhora, nao sei porque nunca a ouvi. Somente acho que Ricardo Ribeiro não pertence á porl do Alfredo Marceneiro mas sim do Fernando Mauricio. Para não induzir em erro digo que AXO que li num dos seus blogs que Fernando Mauricio pertence á prol do Marceneiro. Assim se formos por esse raciocinio Ricardo Ribeiro canta baseando-se no Marceneiro. Mas ele canta baseando-se no mauricio e sei isso porque já o li num dos seus CDs. Mto obrigado, Desculpe o incómodo. Adriano

Afixado por: Adriano em julho 11, 2005 12:03 PM

Não vejo dessa forma a questão. Refiro-me ao uso do Fado Tradicional, e essa escola, é a escola do Marceneiro. Tal qual F.Mauricio seguiu , e depois dele outros, como o Ricardo Ribeiro. Agora, o 'cantar baseando-se' na interpretação, na atitude, muitas vezes até no timbre de voz, é outra história...O Fernando Mauricio fez escola interpretativa, nunca criou um estilo de Fado a nível musical, porque esse estilo ( o uso dos fados tradicionais, o Acacio, o Triplicado, o Vitoria, etc) foi primeiramente explorado por Marceneiro, que estilizou muitos fados, assim como outros de J.Campos,Armandinho, etc...
O meu amigo estava a falar duma coisa, e eu doutra. Eu fiz uma analise musicologica, e não interpretativa. Neste aspecto F.Mauricio fez escola, tem aí tantos seguidores; ainda agora vi alguns na RTP!
Todavia ,volto a dizer-lhe- eu não sou uma historiadora, e as minhas opiniões não podem, nem devem ser levadas como verdade insofismável. Apenas é dessa maneira que eu 'vejo' o Fado. Poderá haver outros que o vejam de forma diferente. E ainda bem. É sinal que o Fado ainda pode ser uma canção controversa, pois só é controverso quando se está vivo. E o Fado, felizmente, está muito vivo neste inicio do novo milénio.Graças a Deus.
Quanto à minha 'qualidade' de fadista, temo que se o Adriano me ouvisse, desiludir-se-ia.E muitas vezes não canto Fado, dou uma 'saltada' até uma canção poética um pouco jazzistica. Sou profissional, mas dado que faço poucos espectaculos (tenho uma outra profissâo), nem tenho musicos(de Fado) aqui ohde vivo, que me motivem ( os bons já faleceram!). E quando se canta pouco, perde-se traquejo...e depois, a minha voz é fraquinha...Canto porque adoro fazê-lo. Amo deitar cá pra fora os poemas que gosto, os gritos que me vão na alma. Canto sobretudo para mim...e às vezes, acontece que existe sempre alguem para me ouvir.Nada mais. Eu serei a ultima das fadistas...mas uma das primeiras a sentir o Fado. E isso para mim basta-me. Para ser-se fadista a sério, tem de se estar em Lisboa, no meio fadista das Casas Tipicas. Eu não conheço quase ninguem do meio fadista. Como vê, serei apenas uma curiosa que, um dia, por força das circunstancias, adquiriu a carteira profissional, mas que será amadora até morrer...
Um abraço!
A Editora deste blog

Afixado por: Valeria Mendez em julho 11, 2005 07:33 PM

falemos por email porque o espaço para comentários serve para isso mesmo para comentar não para falar . obrigado, grato pela ateção

Afixado por: Adriano em julho 11, 2005 08:05 PM